terça-feira, 24 de junho de 2014

Outro ponto de vista sobre a diabetes

Obtemos um depoimento de uma portadora de Diabetes Mellitus 1, uma jovem que tenta demonstrar às pessoas que é possível viver com diabetes, seguindo as ordens médicas.



"Olá, :) meu nome é Thayna. Tenho 18 anos e fui diagnosticada com Diabetes Melittus tipo 1 (insulino dependente) aos 4 anos de idade.. Minha mãe nem suspeitava. Só achava estranho que eu urinava demais. Bebia muita água. Quase não comia e estava emagrecendo demais. Até que eu tive uma virose e ela resolveu me levar ao médico. E aí BUM!! SUA FILHOTA É DIABÉTICA... A partir daí eu passei a ter uma dieta. A aplicar insulina em boa parte das refeições e por aí vai... Depois de alguns anos de diabética mudaram minha dieta para a "dieta de carboidratos" e a partir dela eu passei a poder comer qualquer coisa... Era só calcular a quantidade necessária de carboidrato que eu precisava comer e ver a quantidade que cada comida tinha. Com essa mudança, eu passei aplicar uma quantidade de insulina equivalente ao que eu comesse. O que é muito prático, porque eu posso comer doces.. Ao contrário do que muita gente pensa.
Diabéticos (bem controlados como eu ) podem levar uma vida totalmente normal fora de complicações. E é extramemente chato quando alguém que só conhece por alto a doença diz que você não pode fazer algumas coisas, como comer doces e ficar dizendo que você vai morrer ao comê-los... No final do ano passado eu coloquei a bomba de insulina que talvez seja o sonho de muitos diabéticos, porque quando você é dianosticado, você tem que se furar umas 7 vezes por dia para injetar a insulina (a insulina nao pode ser consumida via oral por ser uma proteína e se ela chegar ao estômago vai ser digerida e vai perder o efeito). Com a bomba de insulina o diabético só se fura 2 vezes por semana, o que se torna muito mais prático... bom.. eu tenho uma vida normal. Faço de tudo. Como de tudo e vivo bem assim. Tenho amigos e familiares que entendem bem minha situação e a diabetes nunca foi empecilho para mim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário