segunda-feira, 23 de junho de 2014

Diabetes e Alimentação

A diabetes é uma doença caracterizada pelo alto nível de glicose no sangue, que pode ser uma consequência de resistência à insulina, destruição autoimune das células-beta do pâncreas ou a combinação desses dois fatores (ver posts sobre fatores de riscos e causas das diabetes tipo 1 e 2).


A alimentação é muito importante no tratamento dessa doença, pois dependendo dos alimentos que comemos, o quadro de diabetes pode ser revertido. E no caso de uma pessoa com pré diabetes, ela pode evitar de se tornar diabético apenas alterando a composição nutricional de suas refeições.


Os carboidratos são os grandes vilões da diabetes. Ao ingerir alimentos ricos nessas moléculas o corpo libera o hormônio insulina, cujo mecanismo age desfosforilando as enzimas da via de degradação de lipídios e assim tonando a lipólise e beta-oxidação menos ativas. Também como consequência do seu mecanismo de ação, a insulina estimula a via de síntese de triglicerídeos (lipogênese), o que gera o aumento de gordura visceral (aquela contida no tecido adiposo). O acúmulo dessa gordura leva a um conjunto de distúrbios conhecidos como síndrome metabólica, que leva à resistência à insulina. Com a resistência à insulina a glicose no sangue aumenta cada vez mais, e por sua vez, o aumento de glicose aumenta a resistência à insulina formando um círculo vicioso.


A glicose é altamente tóxica no sangue, e essa toxicidade ataca as células-beta do pâncreas (células produtoras de insulina), então podemos concluir que a hiperglicemia também é responsável pelo mau-funcionamento dessas células.


Seguindo esse raciocínio fica óbvio que a melhor dieta para um diabético é uma dieta livre de carboidratos. O melhor exemplo é a Dieta Low-Carb e Paleolítica, que consiste em uma alimentação rica em gordura e livre de grãos, açúcar, lactíneos, e alimentos processados. O nome da dieta se refere ao período anterior à agricultura, quando não havia fontes de carboidratos.


Na Dieta low-carb/páleo os alimentos consumidos são: carnes, peixe, ovos (fontes de proteína), vegetais (exceto raízes, por serem ricas em carboidratos) e gorduras naturais (coco, azeite de oliva, manteiga). Podem ser consumidas frutas, mas apenas as que não contém muita frutose, como as frutas vermelhas. Lactínios também são abolidos poque a lactose é um carboidrato, mas os derivados fermentados podem ser consumidos (iogurte natural, queijo, coalhada, manteiga) pois no processo de fermentação a lactose é consumida por bactérias.
 dieta mediterrânea.jpg          proteinas.jpg

Estepe.jpg

Agora vamos aos benefícios metabólicos da dieta: a não-ingestão de carboidratos faz com que a insulina não seja requerida, então seu nível continua baixo. Em decorrência, as enzimas da lipólise e beta-oxidação permanecem fosforiladas e portanto ativas, forçando o organismo a obter energia através da queima de gordura. Com o nível baixo de insulina a lipogênese também não vai ser estimulada, impedindo o aumento de gordura no tecido adiposo. A queima de gordura leva então à diminuição de massa gorda e consequentemente dos fatores que causam a síndrome metabólica. Assim a resistência à insulina pode ser evitada ou revertida.


Outra característica importante da dieta low-carb é a diminuição da fome, por meio de hormônios como o peptídeo Y. Isso ajuda ainda mais no estímulo da queima de gorduras, fazendo com que o organismo consuma até 500 calorias de gordura corporal por dia.


Durante anos a gordura foi tida como a vilã das doenças ocasionadas pela síndrome metabólica. Mas recentemente a revista Time publicou uma edição (em junho de 2014) que desmente a crença de que os lipídios são o que há de mais errado na alimentação ocidental.
fat-cover.jpg
http://timedotcom.files.wordpress.com/2014/06/fat-cover.jpg?w=560


João Pedro de Souza


Referencial Bibliográfico:


Blog Dieta Low-Carb e Paleolítca. Dr. José Carlos Souto
<http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/>

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir